terça-feira, 22 de setembro de 2015

FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

   Com as grandes mudanças ocorridas no início do século XXI, principalmente na área tecnológica, a sociedade humana se encontra inserido em um mundo globalizado e virtualmente conectado, as transformações das relações comerciais e culturais se modificam paralelamente ao avanço digital. A utilização da tecnologia no cotidiano é um fator importante na modificação e geração da própria cultura. 
   É importante analisar a fotografia no ensino de Geografia, sua utilização como fonte histórica e recurso didático no contexto atual, onde crianças e adolescentes já nascem inseridos no meio técnico cientifico informacional e comunicacional.
   A Geografia estuda as relações entre sociedade e natureza por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Na busca de respostas, esta ciência visa compreender as diferentes noções espaciais e temporais, como os fenômenos sociais, naturais e culturais que são características de cada paisagem, afim de entender sua dinâmica. Portanto o conhecimento geográfico é indispensável à formação de indivíduos participantes da vida social propiciando um melhor entendimento do espaço vivido e o papel desse espaço nas práticas sociais (CAVALCANTI, 2013).
   Diante dessas características, há uma necessidade por parte dos professores de construírem formas eficazes de ensino da geografia, criando metodologias atualizadas e utilizando ferramentas contemporâneas na prática docente, como a utilização de recursos tecnológicos.Visto que na sociedade contemporânea ocorre uma democratização de informações por meio dos avanços tecnológicos, dentre eles, a popularização da câmera digital e consequentemente da fotografia, gerando assim, um aumento importante de material, que facilita o acesso a informação e a construção de conhecimento, a fotografia poderá ser um recurso de grande valor no ensino de Geografia. Tendo em vista que a leitura do mundo é fundamental para todos nós que vivemos em sociedade (CALLAI, 2005). 
   A fotografia como instrumento de apoio à pesquisa possibilita ao aluno e professor o acesso a grande quantidade de material histórico, possibilitando a leitura da paisagem em um determinado espaço e tempo.
  As características culturais, de habitação, de religião, dos costumes exteriorizados através de suas ações, fatos políticos e sociais são documentados diariamente com a utilização da câmera fotográfica. A paisagem urbana e rural, arquitetura das cidades, movimentos políticos, conflitos, eventos e várias outras possibilidades de leituras que anteriormente eram transmitidas através da tradição escrita e verbal. Hoje esta mesma informação pode ser transmitida de maneira mais realista e precisa, realizadas através da fotografia (KOSSOY, 2014). 
   A utilização de geotecnologias no ensino da geografia é fundamental. A fotografia aérea por exemplo, pode nos ajudar na compreensão da paisagem e suas modificações, como o desmatamento, a ocupação e planejamento de uso do espaço. 
   O livro didático nem sempre representa a realidade do espaço vivido pelo aluno, portanto não deve ser utilizado como único instrumento didático de ensino, sendo imprescindível a criação de outras metodologias afim de permitir não só o melhor entendimento, mas também o incentivo ao aluno a criar suas próprias fontes de estudo, permitindo uma maior proximidade do conteúdo teórico a realidade encontrada pelo aluno em sua vida cotidiana. Neste sentido, a professora Lana Cavalcanti afirma que a escola deve procurar fazer o uso de outras linguagens e formas de expressão, sempre em busca de uma maior proximidade entre os alunos e sua realidade.
   Desse modo, há que se destacar a potencialidade da fotografia para levar o aluno a perceber, por exemplo, a geografia no cotidiano, para fazer a ponte entre seu conhecimento cotidiano e o científico, para problematizar o conteúdo escolar e partir de outras linguagens e de outras formas de expressão.

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